sexta-feira, janeiro 13, 2006

 

...recomenda

Naquelas noites em que ainda é cedo para ir deitar, mas também não apetece fazer uma 'saída' o polvo pode ser uma alternativa -> espaço novo em Alfama, desde Outubro último.

Depois de recomendar o sítio onde fui buer uma cervejita ontem (SIM! TEM SAGRES PRETA!) resta-me agradecer o jantar-maravilha: Tarte de cebola e queijo.
Soa estranho mas é mesmo bom!

Comments:
... e tomilho! eheheh
Não têm nada que agradecer!
Receita:
Compota de cebola , queijo e massa folhada
No passado fim de semana , estive de serviço às entradas , num jantar em casa de amigos . Fiz duas entradas , mas bom mesmo estava o caril de camarão , feito pela dona da casa , e cuja receita hei-de pedir um destes dias . Aquela combinação de côco , especiarias e camarões é realmente uma associação milagrosa, que é criminosa apenas para a dieta , claro .
Eu fiz as favinhas com coentros e queijo fresco , que já por aqui descrevi, mas também uns folhados com compota de cebola e queijo , cuja receita encontrei no C'est moi qui l'ai fait , mas que sofreu umas ligeiras alterações .
A primeira coisa foi tratar das cebolas , umas brancas e outras vermelhas ( apenas porque sim ) , que deveriam ter perto de 1 kg . Descascadas e cortadas às rodelas foram para a frigideira onde estava já uma colher de sopa de manteiga a derreter . Envolvi as rodelas de cebola naquela manteiga e deitei 3 ou 4 colheres de sopa de azeite , primeiro porque me pareceu que a gordura era insuficiente para tanta rodela de cebola e depois porque gosto mais de cozinhar com azeite apesar da receita original apenas falar em manteiga .
As cebolas foram cozendo lentamente naquela gordura e passados 5 minutos deitei-lhes 4 colheres de sopa mal cheias com açúcar ( ou 3 bem cheias … ) , mexi , revirei , remexi , durante meia hora em lume brando . Então juntei um pouco de sal e umas goladas – 4 ou 5 colheres de sopa – de vinagre balsâmico , e voltei ao mexe e remexe durante mais 20 minutos .
Passado esse tempo a compota estava pronta , arroxeada e doce … uma maravilha .

A fase seguinte devia ser distribuir a compota num rectângulo de massa folhada, mas como a massa folhada era redonda , acabou por ficar parecido com uma pizza . Piquei a massa com um garfo , deixando um rebordo pequeno , que , por não estar picado , cresceu normalmente como costuma crescer a massa folhada . Esse rebordo impede que o queijo (que vai entrar de seguida ), escorra para fora da massa . Cobri a área picada com a compota de cebola e depois distribui pedaços de emmental sobre a compota , finalizando com tomilho , umas pitadas generosas . O queijo recomendado é chévre, mas um dos “clientes” dessa noite , não aprecia essa preciosidade que se faz com o leite das cabras e assim lá dei mais uma cacetada na receita .

Com 20 minutos de forno quente , aquela “pizza” ficou pronta a ser partida e comida .
Depois veio o caril …
 
esqueci-me de dizer que a receita foi retirada daqui: http://ardeu-padaria.blogspot.com/
 
Good design!
[url=http://kxtvozha.com/pwbt/oobc.html]My homepage[/url] | [url=http://yxxkuydz.com/nggj/rdhe.html]Cool site[/url]
 
Nice site!
My homepage | Please visit
 
Great work!
http://kxtvozha.com/pwbt/oobc.html | http://wdnclqka.com/tchk/gewq.html
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?